segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O que é interessante saber sobre os Hebreus


Com o objetivo de ampliar o conhecimento de todos. Iremos colocar aqui, um pouco sobre a história dos Hebreus.  Não querendo tornar uma leitura cansativa, tentamos selecionar as principais informações e o que mais é pedido no vestibular. Esperamos que todos leiam o texto e depois tentem responder as questões por meio deste. E se ficarem mais interessados sobre o assunto, indicamos que nos comuniquem para que possamos nos aprofundarmos ainda mais na vida de um povo que são conhecidos como israelitas ou judeus.
    Os Hebreus eram inicialmente, um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs ou tribos, chefiados por um patriarca. O primeiro patriarca Hebreu foi Abraão, segundo o Antigo testamento. Ele era Mesopotâmico e originários de Ur.  De acordo com as escrituras sagradas, Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e conduzir os hebreus de Ur, rumo á Palestina. Chegaram por volta de 2000 a.C, viveram na Palestina por quase três séculos. Durante esse tempo, Abraão fundou uma cultura religiosa monoteísta (crença cujos seguidores crêem em um só Deus).
   Fugiram da Palestina por causa da fome e reinstalaram no Egito onde foram escravizados. Saíra do Egito e reconquistaram a região da Palestina liderados por Moisés e Josué. Atingiram o maior desenvolvimento quando instalaram a monarquia, que teve apenas três reis: Saul, Davi e Salomão. Depois dividiram-se em dois reinos, acabaram enfraquecendo e foram conquistados pelos Assírios que habitavam a Mesopotâmia, sendo escravos novamente. Quando os pesas conquistaram a Mesopotâmia, foram libertos, mas logo em seguida conquistados pelos romanos, que os dispersaram por todo o mundo, até que o estado de Israel fosse criado por medidas das Nações Unidas.
    A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo, principalmente no Antigo testamento. O diferencial do povo é a sua religião (monoteísta) daquela época, com a crença no Deus Jeová que levou á construção de um grandioso templo na cidade de Jerusalém.
   Vestígios da sociedade hebraica continuam sendo encontrados. Eles contribuem para lançar novas luzes sobre a história dos hebreus.
   A Palestina localizava-se em uma estreita faixa a sudoeste do atual Líbano. O rio Jordão divide a região em duas partes: a leste a Transjordânia; e a oeste, a Cisjordânia. Essa região é atualmente ocupada pelo estado de Israel.
   Até hoje a região é bastaste árida. O principal rio é o Jordão, e assim mesmo não era suficiente para grandes obras de irrigação. Um solo pouco fértil e um clima bastante seco impediam que a região fosse rica. No entanto, tinha bastante importância, pois era passagem e ligação entre a Mesopotâmia e a Ásia Menor.  
Questões vestibulares.
1.Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança:
a) o monoteísmo 
b) o patriarquismo 
c) a monarquia
d) a arquitetura
e) suas artes e cultura

2. Assinale a alternativa que se refere ao primeiro patriarca dos hebreus:
a) Moisés
b) Sansão
c) Judá
d) Saul
e) Abraão 


3. A vida dos hebreus em relação ao socioeconômico pode ser dividida em duas partes, a fase nômade e a fase:
a) religiosa
b) da literatura
c) islâmica
d) das batalhas
e) sedentária

4. Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:
a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.

1.a – 2.e – 3.e- 4.c


Nenhum comentário:

Postar um comentário